Grupos de
trabalho
GTS
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TEMÁTICA
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EMENTA
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RESPONSÁVEIS
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CONTATO
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GT 01
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Filosofia,
Educação e Marxismo
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Exame crítico
das Reformas educacionais a partir da década de 1990, suas repercussões na
carreira docente e suas vinculações ao processo de reestruturação produtiva.
Metodologias e Ensino de filosofia no Ensino Médio. Filosofia Marxista.
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Prof.
Dr. Valmir Pereira (UEPB)
Prof.
Dr. José Luis Vieira de Almeida (UNESP)
Prof.
Ms. André
Ricardo Dias Santos (UEPB)
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GT 02
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Extensão Universitária: Desafios e
Perspectivas na Construção e Socialização do Saber entre a Universidade e os
Grupos Sociais/Sociedade
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Ementa: Este GT
objetiva refletir as atividades extensionistas que correspondam a esses
enfoques: a) Formação e Prática docente na Filosofia e Sociologia; b) Atividades e práticas pedagógicas que
contribuam para a formação cidadã (no campo e na cidade); c) Atividades que propiciam a difusão de conhecimentos do
campo do saber da filosofia e das ciências sociais; d) Reflexão
interdisciplinar sobre a prática das atividades desenvolvidas no contexto da
extensão.
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Profa.
Dra. Waltimar Batista Rodrigues Lula;
Prof. Dr. Francisco Assis Batista.
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GT 03
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Subjetividade e Identidade
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EMENTA: Cada indivíduo é produto
singular de múltiplas formas de subjetivação que visam educar, formar e modelar os
indivíduos em função dos mais diferentes propósitos: seja formar a
consciência política, construir valores éticos, despertar a sensibilidade
religiosa, refinar o gosto artístico, etc. Procuramos refletir sobre os diferentes elementos que convergem na constituição
da identidade, visando promover um
debate acerca desses processos, de modo a possibilitar uma compreensão
crítica dos padrões valorativos que muitas vezes, irrefletidamente, assumimos
como naturais e até mesmo absolutos. Nesse sentido, o GT tem o objetivo de
viabilizar a troca de experiências e informações que envolvem a temática em
questão. Pretende ainda ser um espaço
de debate para inúmeros temas e focos de pesquisas na área das ciências
humanas e sociais.
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Prof. Dr.
José Nilton Conserva de Arruda, Prof. Dr. Julio Cesar Kestering, Profa. Msª.
Marianne Sousa Barbosa.
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GT 04
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Capitalismo Contemporâneo,
Desigualdade Social e Conflito
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Ementa: O Grupo de
Trabalho Capitalismo Contemporâneo, Desigualdade Social e Conflito tem por
objetivo discutir pesquisas teóricas e empíricas relacionadas à dinâmica do
atual modelo capitalista e de seus efeitos sobre a sociedade moderna. Os
trabalhos enviados para este GT podem incluir os seguintes temas: Educação e
Trabalho na Crise do Capitalismo; A Crise Financeira de 2008; Estado,
Globalização e Neoliberalismo; Novos Movimentos Sociais; Novas Perspectivas
em Desigualdade Social no Capitalismo Contemporâneo. Os autores a serem
utilizados devem ser provenientes, preferencialmente, das áreas de Ciências
Sociais e Filosofia.
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Prof.
Dr. Leonardo de Araújo e Mota
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GT 05
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Filosofia Contemporânea
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EMENTA: Correntes
filosóficas da contemporaneidade e seus problemas. Precursores do pensamento
contemporâneo e sua influência na filosofia atual. Pensamento pós-moderno e
interdisciplinaridade, um lugar para a ética, a metafísica e a teoria do
conhecimento na filosofia e no contexto social.
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Prof.
Dr. José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)
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GT 06
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Gênero, Educação e Memória.
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Ementa: Estudos de gênero
nas instituições educacionais. Memórias de histórias de homens e mulheres nos
processos de educabilidade em diferentes configurações históricas. Gênero e
relações de poder nos processos de educabilidade.
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Profa. Dra: Jussara Natália Moreira Bélens (UEPB)
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jussarabelens@gmail.com |
GT 07
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Magia, Religião e Poder na Idade Média
e no Renascimento.
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No presente Grupo de Trabalho
pretende-se mostrar um pouco da Filosofia e da Cultura existente na Idade
Média e no Renascimento, procurando refletir um pouco sobre as aproximações e
os afastamentos que podem ser percebidos nestes dois períodos da História da
Filosofia, normalmente esquecidos e, por isso, na maioria das vezes, envoltos
em muitos preconceitos. Procura-se,
também, expressar o trabalho de investigação que vem sendo feito no Principium
– Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval/CNPq. Neste sentido, no referido Grupo de
trabalho objetiva-se acolher pesquisas (TCC, Iniciação Científica,
Pós-graduação) sobre a Idade Média e o Renascimento não só na área de
Filosofia, mas também em outras áreas do saber como, por exemplo, a História
e a Literatura, proporcionando, assim, uma visão de múltiplas perspectivas
que possa corroborar a tese de que a Filosofia desenvolvida no Medievo e no
Renascimento é composta por múltiplos centros de conhecimentos, dos quais
derivam um saber multifacetado e, ao mesmo tempo, fecundo.
Palavras-chave: Saberes, Idade Média,
Renascimento, Filosofia.
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Profa.
Dra. Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)
Prof. Dr. Anderson D’Arc (UFPB)
Prof.
Dr. Marcos Roberto Nunes Costa (UFPE)
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GT 08
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Trabalho, Sustentabilidade e
Desenvolvimento Regional
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Ementa: Com o GT “Trabalho,
sustentabilidade e desenvolvimento regional” buscamos proporcionar,
aos interessados, um diálogo interdisciplinar fundado em bases teóricas
diversificadas de conhecimento. Nas áreas temáticas: trabalho -
abordamos as novas configurações do trabalho urbano e rural, qualificação e
mercado de trabalho, as diversas formas do trabalho informal; com o debate
sobre a sustentabilidade a legitimação de um novo olhar:
caminhos e desafios e desenvolvimento regional: ruralidades,
novas significações do local, territorial e regional, redes de atores sociais
e políticas públicas para o campo. Desse modo, o nosso grupo de trabalho (GT)
se propõe a estimular os professores, alunos da graduação e pós-graduação e
profissionais graduados da UEPB e outras Instituições de Ensino Superior
(IES) ao debate dos processos sociotécnicos e organizativos na região
semiárida brasileira e o exercício da capacidade de argumentação,
interpretação e análise dos fenômenos sociais contemporâneos.
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Profª
Drª Ângela Maria Cavalcanti Ramalho (PPGDR/UEPB)
Profª
Drª Nerize Laurentino Ramos (PPGDRUEPB)
Profª
Drª Waltimar Batista Rodrigues Lula (DFCS/UEPB)
Profª
Drª Cynthia Xavier de Carvalho (CCA/UFPE)
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MINICURSOS
Minicurso
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TEMA
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EMENTA
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RESPONSÁVEL
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Minicurso 01
(Período da Manhã) |
Escrevendo um roteiro básico de
pesquisa
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Ementa: Destina a estudantes que pretendem iniciar os
passos da construção científica, apresentando com simplicidade a importância
e utilização da pesquisa em sua profissão.
Neste sentido, procura levar o aluno a entender duas fases: o fazer e
escrever um roteiro básico de pesquisa. Para tal finalidade prática volta-se
para o procedimento da pesquisa de campo, enfocando prioritariamente a
abordagem interpretativa de pesquisa na formação do professor pesquisador.
Palavras
chave: Roteiro Básico de Pesquisa. Abordagem Interpretativa. Pesquisa de
Campo.
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Prof. Ms. Francisca Luseni Machado
Marques (DFCS-UEPB)
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Minicurso 02
(Período da Manhã) |
Filosofia da Mente e a ontologia da
emoção
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Neste
texto pretendo fazer uma breve exposição do que se pretende com o estudo da
Filosofia da Mente, a proposta de um minicurso sobre um tema tão envolvente,
é uma tentativa de mostrar a importância da filosofia da mente para o momento
atual, partindo do conceito que se faz da consciência e das emoções. Uma apresentação é de suma importância para
se entender a importância de algo tão fantástico e poderoso como a mente na
existência humana, para isso torna-se necessário também entender a ciência
cognitiva, na sua relação com a filosofia da mente. O assunto é um desafio e
nos conduz a um debate bastante profícuo sobre a mente. A consciência e a ontologia
da emoção são temas centrais desse estudo, daí surgirem interrogações sobre
algo tão complexo como a consciência que exige uma problematização, como
também aumenta consideravelmente os questionamentos sobre as emoções. No ponto de vista da ciência cognitiva
questiona-se a inteligência e a sua relação com o cérebro, a linguagem na sua
conexão com a mente, outras questões relativas à mente também serão
abordadas. A filosofia da mente e a
ciência cognitiva, são meios atuais de se formar o conhecimento, com o
intuito de nos colocarmos em alerta diante de um futuro repleto de indagações
e inquietudes. Só o conhecimento pode nos preparar para esse futuro incerto.
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Profa. Ms. Wandenberg de O. Coelho
(DFCS-UEPB)
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Minicurso 03
(Período Noturno) |
Filosofias e Educação
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EMENTA: O curso objetiva
apresentar diferentes perspectivas sobre a educação desenvolvidas a partir de
clássicos da filosofia – Marx,
Nietzsche e Foucault -, pois esses autores inspiram filosofias da
educação que exercerão forte influência em nosso panorama educativo. A matriz
pedagógica associada aos ideais de conscientização, transformação e cidadania
é construída em franco diálogo com categorias presentes no pensamento de Marx, exercendo forte influência em
nossos discursos pedagógicos e na orientação de politicas governamentais; por
outro lado, esse discurso vem sendo sistematicamente criticado por estudiosos
que pensam a educação a partir de outras referências teóricas que foram
construídas dialogando com Nietzsche e
Foucault. Desse modo, o curso
oferecerá elementos para compreensão de categorias analíticas essências para
se refletir sobre a teoria e prática da educação em nosso país: seus acertos,
suas contradições e seus impasses.
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Prof. Dr. José Nilton Conserva de
Arruda; Prof. Dr. Julio Cesar Kestering; Profa. Ms. Mariane Sousa Barbosa.
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Minicurso 04
(Período da Manhã) |
Mulheres escritoras na Idade Média –
Paixão e transgressão.
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Ementa: No Medievo,
vemos que a “participação feminina” na Filosofia começa a ser mais ativa, não
só através da figura de uma Heloísa, que tinha uma educação incomum para as
mulheres da sua época, mas também por todo um movimento, que estamos chamando
de “feminino”, oriundo, sobretudo, das Ordens Terceiras e das beguinas, por
volta da primeira metade do século XIII. Neste contexto e apenas para
ilustrar, destacamos três figuras femininas que possuem em comum não só o
fato de serem mulheres, mas, antes de tudo, o fato de existirem como “seres
humanos” e, portanto, como qualquer ser humano, de possuírem a capacidade
para o labor intelectual, desde que as condições para tal trabalho lhe sejam
propiciadas: Heloísa, que não escreveu nenhuma obra de Filosofia, mas que
muito nos mostra da sua cultura literário-filosófica nas Cartas que endereça a Abelardo. Hildegard de Bingen, monja
beneditina ainda pouco estudada nos meios acadêmicos, mas que deixou uma obra
considerável que aborda, dentre outras áreas do saber, a teologia, a
filosofia, a música e a exegese. E, por fim, Marguerite Porete, beguina,
autora de O espelho das almas simples e
aniquiladas, escrito possivelmente em meados de 1290 e que aborda, numa
visão mística, o amor e a liberdade; livro com o qual a autora foi queimada
em praça pública em 10 de junho de 1310. Pensando nestas mulheres, queremos
mostrar, neste Minicurso, que, ao contrário do que se pensa, houve mulheres
pensadoras e escritoras na Idade Média e que estas desempenharam papéis
importantes num universo dominado pelos homens. Com isto queremos oferecer uma imagem da
Idade Média, e/ou da Filosofia Medieval, muitas vezes desconhecida, já que
tal período da História e/ou do saber filosófico é visto sempre com um olhar
preconceituoso, sobretudo depois que o “Renascimento” o denominou de Idade
das Trevas. Neste sentido, procuramos oferecer uma outra imagem da Idade
Média, abordando as diversas figuras femininas que foram capazes de construir
um pensamento (não só filosófico) profundo, profícuo e maduro sobre temas
importantes que ultrapassam a Idade Média, como as reflexões filosóficas e
teológicas (Heloísa); a relação humano-divino (que podemos encontrar em todas
elas); a ideia de uma mística social (Catarina de Siena); a crítica à
instituição Igreja e a acolhida da fé de forma livre (Marguerite Porete);
questões ligas à medicina, à botânica e à música, que oferecem uma visão
holística do universo (Hildegard de Bingen); o amor como elo importante entre
o homem e Deus (Beatriz de Nazaret); as reflexões sobre a existência e sobre
o ato de escrever (Marguerite d’Oingt).
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Profa. Dra. Maria Simone Marinho
Nogueira
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Minicurso 05
(Período Noturno) |
A Mediação nos processos educativos
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Ementa: O desenvolvimento do conceito de mediação a
partir de Hegel e a sua relação com os processos educativos. Ao relacionar o
conceito com os processos educativos, a mediação se torna uma categoria de
análise.
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Prof. Dr. José Luis Vieira de Almeida
(UNESP)
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Minicurso 06
(Período Noturno) |
Autoritarismo e Democracia
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Ementa: A constituição do Poder no Brasil e sua
influência na caracterização pensamento político brasileiro, as tendências do
autoritarismo no Estado, a força do localismo oligárquico e a organização das
classes sociais, os partidos políticos e o problema da representação política
e a organização político jurídica.
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Ranieri Ferreira Torres
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Minicurso 07
(Período Noturno) |
Moral Desinteressada e Moral
Interessante, em Immanuel Kant
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Ementa: ao banir a pesquisa
empírica da fundamentação da moralidade, Kant funda a Metafísica dos
Costumes, nesta propondo o caminho para a fundamentação a priori da lei moral, e sugere como suporte desta a vontade
legisladora, que justifica e dar forma e conteúdo ao imperativo categórico.
Nisto, apóia-se o filósofo no ideal do reino dos fins e na pertença do homem
ao mundo inteligível, ideias norteadoras que, embora impossíveis de ser
explicadas pela experiência, são concebíveis pela razão e acessíveis ao ser
racional. A metafísica dos costumes tem lugar para dar conta da necessidade
de fundar em princípios sólidos a moralidade, tornando-se, assim,
interessante para a Antropologia prática, a razão vulgar e, por fim, ao ser
racional, tendo-se em vista que ao homem como ser empírico a simples vontade
é suficiente. É no sentido de problematizar o interesse vinculado à
Metafísica dos costumes que a presente reflexão visa sugerir como leitura a
noção de moral interessante, como
fio condutor de uma leitura da ética kantiana.
Palavras-chave: Kant; Metafísica dos
costumes; Reinos dos fins; Reino inteligível; Moral interessante.
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Prof. Dr. Reginado Oliveira Silva
(DFCS-UEPB)
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