INSTRUÇÃO
PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO
(O resumo deve ser enviado para o E-mail do GT)
(O resumo deve ser enviado para o E-mail do GT)
FORMATAÇÃO DO RESUMO PARA APRESENTAÇÃO
ORAL
- Siga rigorosamente o modelo apresentado;
- O resumo deverá ser digitado em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, sem recuo de parágrafos;
- Salvar o resumo como arquivo DOC ou RTF (Rich Text Format);
- A configuração das margens deverá ser de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (direita e inferior);
- Título em letras MAIÚSCULAS, centralizado;
- Identificação dos autores: acadêmico(s), curso de graduação, instituição e orientador (se for o caso), em texto justificado e itálico, abaixo do título, com e-mail para contato;
- Não colocar no texto do resumo palavras em negrito, apenas sublinhado;
- O resumo deverá conter, no mínimo 200 e no máximo 500 palavras;
- Não colocar gráficos, tabelas, figuras, fotos e/ou referências bibliográficas;
- Incluir três palavras-chave após o resumo;
- É obrigatória a indicação do GT no qual o participante está se inscrevendo na parte superior direita da página.
12. Utilizar um único parágrafo (não deve haver mais de um
parágrafo)
(EXEMPLO de RESUMO)
A
REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E SUAS VINCULAÇÕES COM A PEDAGOGIA TOYOTA.
Denys Leontino nono nono (Acadêmico do Curso de Filosofia - UEPB),
José da Silva Xavier (Acadêmico do Curso de Filosofia - UEPB)
Amaury Joseph José de Castro Júnior (Orientador-UEPB).
E-mail: denys@gmail.com.br,xavier@yahoo.com.br, amaury@ibest.com.br
GT- 50: Filosofia da Educação
RESUMO: O presente trabalho discute as relações entre a reforma
curricular do Ensino Médio implementada pelo MEC na década de 1990 e suas
vinculações com os pressupostos teóricos do modelo de organização do trabalho desenvolvidos
pela Toyota. Essa reforma é fruto do contexto da reestruturação do capital, da
implantação do neoliberalismo e da globalização econômica. Desse modo, à medida
que o modelo de organização do trabalho se modifica, o currículo escolar também
é modificado para atender às necessidades do capital que necessita de um
trabalhador de novo tipo. Para esse estudo foram analisados os Parâmetros
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Ensino Médio, o Relatório Delors e autores que tratam desse período e o
impacto dessa reforma. O resultado apontado neste trabalho é que a pedagogia
das competências é na verdade a pedagogia Toyota, pois as mudanças no campo da
educação por meio das competências atende aos interesses do modelo de
organização do trabalho proposto pela Toyota. A separação entre o pensar e o
fazer, característico do fordismo, permanece no novo modelo, embora o conjunto
de atividades diferentes desempenhada pelo mesmo trabalhador seja diferente do
especialista do modelo anterior. Indicar a superação dessa pedagogia é o que
pretende este trabalho.
Palavras-chave: Reforma curricular. Ensino Médio. Pedagogia Toyota.
Competências.
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