quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Instrução para elaboração e modelo de RESUMO



INSTRUÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO
(O resumo deve ser enviado para o E-mail do GT)

FORMATAÇÃO DO RESUMO PARA APRESENTAÇÃO ORAL

  1. Siga rigorosamente o modelo apresentado;

  1. O resumo deverá ser digitado em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, sem recuo de parágrafos;

  1. Salvar o resumo como arquivo DOC ou RTF (Rich Text Format);

  1. A configuração das margens deverá ser de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (direita e inferior);

  1. Título em letras MAIÚSCULAS, centralizado;

  1. Identificação dos autores: acadêmico(s), curso de graduação, instituição e orientador (se for o caso), em texto justificado e itálico, abaixo do título, com e-mail para contato;

  1. Não colocar no texto do resumo palavras em negrito, apenas sublinhado;

  1. O resumo deverá conter, no mínimo 200 e no máximo 500 palavras;

  1. Não colocar gráficos, tabelas, figuras, fotos e/ou referências bibliográficas;

  1. Incluir três palavras-chave após o resumo;

  1. É obrigatória a indicação do GT no qual o participante está se inscrevendo na parte superior direita da página.

12. Utilizar um único parágrafo (não deve haver mais de um parágrafo)




(EXEMPLO de RESUMO)



A REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E SUAS VINCULAÇÕES COM A PEDAGOGIA TOYOTA.

Denys Leontino nono nono (Acadêmico do Curso de Filosofia - UEPB),
José da Silva Xavier (Acadêmico do Curso de Filosofia - UEPB)
Amaury Joseph José de Castro Júnior (Orientador-UEPB).
E-mail: denys@gmail.com.br,xavier@yahoo.com.br, amaury@ibest.com.br
GT- 50: Filosofia da Educação

RESUMO: O presente trabalho discute as relações entre a reforma curricular do Ensino Médio implementada pelo MEC na década de 1990 e suas vinculações com os pressupostos teóricos do modelo de organização do trabalho desenvolvidos pela Toyota. Essa reforma é fruto do contexto da reestruturação do capital, da implantação do neoliberalismo e da globalização econômica. Desse modo, à medida que o modelo de organização do trabalho se modifica, o currículo escolar também é modificado para atender às necessidades do capital que necessita de um trabalhador de novo tipo. Para esse estudo foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, o Relatório Delors e autores que tratam desse período e o impacto dessa reforma. O resultado apontado neste trabalho é que a pedagogia das competências é na verdade a pedagogia Toyota, pois as mudanças no campo da educação por meio das competências atende aos interesses do modelo de organização do trabalho proposto pela Toyota. A separação entre o pensar e o fazer, característico do fordismo, permanece no novo modelo, embora o conjunto de atividades diferentes desempenhada pelo mesmo trabalhador seja diferente do especialista do modelo anterior. Indicar a superação dessa pedagogia é o que pretende este trabalho.

Palavras-chave: Reforma curricular. Ensino Médio. Pedagogia Toyota. Competências.



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